• The Clock | 24h de Filme em São Paulo

    “The Clock” é um filme que dura exatas 24 horas e está em exposição no Instituto Moreira Sales, em São Paulo.

    Na categoria Filme Arte, a obra de Christian Marclay é uma grande colagem de pequenos trechos de filmes, que vão se interligando.

    Filmes que vão de Bergman e Kurosawa a Tarantino e Woody Allen. De Indiana Jones a Noite dos Mortos-Vivos. De Orson Welles a Adam Sandler. O que esses pedaços de filmes tem em comum é o tempo.

    Mais especificamente o relógio. Em todas as cenas aparece um relógio, ou alguém dizendo a hora. E esses relógios estão sincronizados com a hora real do dia. Assim, conforme o filme avança, o espectador consegue acompanhar a passagem do tempo.

    A videoinstalação The Clock, de Christian Marclay

    Outro aspecto interessante da obra do Christian Marclay é que, por ela acompanhar todos os minutos do dia, os acontecimentos do filme coincidem com as nossas vidas. Se você chega lá na hora do almoço, provavelmente vai encontrar trechos de gente comendo ou reclamando de fome. Se pegar uma sessão no meio da madrugada, vai ver gente cansada, dormindo, ou vagando pelas ruas vazias e escuras da cidade.

    The Clock’ foi apresentado pela primeira vez em Londres, em 2010, e já passou por 20 países. Esteve já no MoMA de Nova York, no Centro Pompidou em Paris, no Museu de Arte Moderna de São Francisco e no Guggenheim de Bilbao.

    O filme é sempre exibido numa sala escura, como um cinema mesmo, mas equipada com sofás. É só chegar e procurar um lugar, e se quiser pode até se sentir em casa.

    O grande problema é que o IMS só fica aberto das 10h às 22h. Então, para que seja possível assistir ao ‘The Clock’ inteiro, o instituto resolveu manter as portas abertas 24h apenas de sábado para domingo. Então, nos fins de semana, só essa sala fica aberta à visitação durante toda a madrugada.

    O artista Christian Marclay e a coordenadora de artes visuais do IMS, Heloisa Espada, falam sobre The Clock.

    Olhe no relógio, ainda há tempo para conferir o filme/instalação?

    IMS Paulista

    Avenida Paulista, 2424
    São Paulo/SP
    Galeria 1
    Entrada gratuita
    De 20 de setembro a 19 de novembro
    Terças a domingos, das 10h às 20h.
    Quintas, das 10h às 22h.
    Projeções especiais das 10h de sábado às 20h de domingo

    Contato
    (11) 2842-9120
    imspaulista@ims.com.br

    Bom filme,
    Abraços do Hostel Alice

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *